Agora são Horas e Minutos - ... Obrigada: Estou completamente satisfeita com todos os amigos por me terem acompanhado no blogue. TATÃO ´ aconselhamos a utilização do Mozilla Firefox

PAULA RUIVO

. A APRESENTAÇÃO DO LIVRO A ERVILHA QUE QUERIA IR DE FERIAS FOI UM SUCESSO AUTORA PAULA RUIVO

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A REALIDADE DA LINGUAGEM:


A REALIDADE DA LINGUAGEM:
 
Há coisas na vida da língua que aprendemos que se pode dominar.Esta aprendizagem sobre o que se diz e o que cala começa cedo em relação a palavrões que se explica às criancinhas que não se dizem por serem palavras feias.Continua, depois de formas cada vez mais subtis, com atitudes diversas que vão no sentido de que os miúdos percebem as coisas que se dizem.Lentamente, vão dando conta que, mesmo que existem palavras para exprimir o que se pensa, mesmo que elas correspondam ao que sentimos ou ao que julgámos ser verdade, mesmo que venha a calhar ou pareça inteligente,há sempre uma decisão a tomar, a de falar ou ficar calado, de acordo com o preço que se está disposto a pagar pelas consequências do que se diz. Aprende-se que, em inúmeras situações, o que se diz tem, ou pode ter, uma importância que escapa ao controle e à intencionalidade atribuída pelo próprio.
Esta consciência de que a prática discursiva é também ela, uma tomada de decisão individual. Habitualmente com outras aprendizagens que se fazem em simultâneo.
De facto paralelamente ao domínio da língua acede-se ao conhecimento de que existem valores, o que uns são mais aceitáveis do que outros, sendo que a demonstração desses valores através do que se faz, mas também do que se diz, entra igualmente no pacote complicado da avaliação que os outros fazem de quem somos e do como somos. Por essa via, o que dizemos e o que calámos diz de nós mais do que se pretende. Como não dizer a verdade sem mentir?
Temos a vida inteira para trincar e melhorar e, nos casos mais felizes, consegue-se estar mais apctos e maduro para a realidade.
 
Tatão
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.
•.¸¸.•´¯`•.¸¸.¤ Beijos •.¸¸.•´¯`•.¸¸.¤