Agora são Horas e Minutos - ... Obrigada: Estou completamente satisfeita com todos os amigos por me terem acompanhado no blogue. TATÃO ´ aconselhamos a utilização do Mozilla Firefox

PAULA RUIVO

. A APRESENTAÇÃO DO LIVRO A ERVILHA QUE QUERIA IR DE FERIAS FOI UM SUCESSO AUTORA PAULA RUIVO

terça-feira, 25 de agosto de 2009

SER CIVILIZADO:


SER CIVILIZADO:

Há um conceito generalizado sobre o facto das sociedades organizadas e desenvolvidas assentaram sobre três pilares visíveis, a educação, a saúde e a justiça.São três, a educação que permite rentabilizar o processo de socializações - transformar o conhecimento. A saúde permite o sentimento de segurança que está na base do investimento social e no prazer de ser e estar, a justiça é legítimar a maioria dos desconfortos que decorrem, necessáriamente,da vida em sociedade.
Se sempre vivemos em sociedade e, portanto, não sabemos viver de outra maneira, o facto é que o nosso tipo de vida nem sempre ainge um molde educacional. Eu que o diga por casos cuasados por outrém que gostam de destruir o bem que fazemos e invertem para nós porque não têm estrutura, honestidade, sentimentos e regras do bem-saber.
Se sempre vivemos em sociedade e não sabemos viver o facto é que todos nós experimentámos demasiadas vezes, o desejo de fugir e de escapar, de desistir de estar implicado numa engrenagem que nos arrasta para situações que não queremos e nem fazem sentido.
Mesmo que não haja escolha nem lugar de fuga, mesmo que não saibamos fazer de outra maneira nem inventar possibilidades diferentes daquelas que nos são oferecidas, somos capazes de revoltas sem consequências, de gestos destrutivos por zanga pura, de vingança mal dirigida apenas por necessidade de expelir iras acumuladas.
Precisámos de sentir que pertencer a uma família, a um grupo, país, nos dá alguma coisa, afecto,protecção, consolo, estatuto.

Não somos assim tão generosos ou desinteressados que alinhemos todo o tempo em esquemas que provocam sentimentos, desvantagens ou injustiças.
Aquilo que parecem ser apenas pilares civilizacionais são também , pilares individuais.São ou acabam por ser, representações vitais que permitem manter padrões. Devemos ser compreensivos com o próximo, saber respeitar, amar, sentir e tornaremos um mundo melhor.

Tatão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.
•.¸¸.•´¯`•.¸¸.¤ Beijos •.¸¸.•´¯`•.¸¸.¤