Agora são Horas e Minutos - ... Obrigada: Estou completamente satisfeita com todos os amigos por me terem acompanhado no blogue. TATÃO ´ aconselhamos a utilização do Mozilla Firefox

PAULA RUIVO

. A APRESENTAÇÃO DO LIVRO A ERVILHA QUE QUERIA IR DE FERIAS FOI UM SUCESSO AUTORA PAULA RUIVO

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O MELHOR DO MUNDO TEM DIAS:


O MELHOR DO MUNDO TEM DIAS:



Sabe que o melhor do mundo são as crianças.
São o melhor não apenas porque assim está convencionado e porque é suposto gostarmos e protegermos as gerações futuras, mas sobretudo, porque não se consegue escapar à sedução que esses pequeninos seres exercem sobre nós. Há quem garanta que o poder deles vem da forma arredondada, da cabeça enorme,das mãozitas sapudas, dos olhos muito abertos com formato de moedas, que suscitam em nós que os vemos,com amor e carinho. Há quem ache que o encanto das crianças vem da sua fragilidade, do seu inicial estado de abandono, da exigência implícita de serem cuidadas e amadas.Há quem veja nos bebés prolongamento de si mesmo, seresinhos que constroem no presente réplicas de outros tempos de memórias reencontradas em que é possível inventar afectos e reparar medos e infelicidades.
Por todas ou algumas, destas razões, vão-se tendo filhos, educando crianças e defendendo a ideia que são o melhor do mundo.
Claro que o melhor do mundo às vezes é espinhoso e frustrante. Às vezes os miúdos choram sem se perceber porquê.Fazem birras a despropósitos, recusam-se comer o que devem, a dormir quando a noite cai, a mexer nos objectos que existem, e não conhecem, mas podem ser perigosos para eles. Põem-nos o coração num alvoroço. Obrigam-nos a segui-los com a atenção. Quando começam a gatinhar, a agarrar-se a fios e cortinados como se fossem fiáveis. A experimentar a própria força destruindo o que aparece e que para eles não têm significado.
No processo de socialização que esforçadamente promovemos, como tarefa maior da vida de pais e adultos responsáveis e compenetrados, vamos descobrindo que há imensos acidentes de percurso. Os dias do nosso contentamento pela aquisição de habilidades das crianças, misturam-se com os dias de ansiedade e de preocupação pelas doenças e mal-estar que não percebemos. Convém ter presente que todas as relações se constroem gradualmente, com muitas crises pelo meio, muitos momentos de elevo a tocar a plenitude. No entanto são para nós as CRIANÇAS o melhor do mundo. É um dever que os pais ou qualquer educador, tem pela frente. Observá-los, vigiá-los ,não os deixar entregues a qualquer pessoa sem sabermos quem é, e também termos a preocupação de os sabermos vijiar, estejam eles onde estiver .As crianças são o melhor do mundo que DEUS concedeu a quem quer ser mãe. Todos começamos por ser crianças lá dizia o princepezinho de Saint Exupery, referindo-se à memória curta dos adultos que apagam as sensações da infância como nunca tivessem passado por ela.
É importante estar em sintonia com o mundo e repararmos que o melhor do mundo tem dias e que esse mundo somos todos nós.

Tatão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.
•.¸¸.•´¯`•.¸¸.¤ Beijos •.¸¸.•´¯`•.¸¸.¤